Notícia

Conheça as novidades

12 de jan

7 dicas para estimular o processo criativo

Adultos acima de 30 anos costumam usar apenas 2% da capacidade criativa.
 


 
A criatividade é um dos atributos mais desejados pelas empresas do mundo inteiro. Apesar de valorizada, a competência é difícil de ser encontrada.
 
De acordo com a Creative Education Foundation, crianças de até 3 anos costumam usar 98% de sua capacidade criati­va, enquanto adultos acima de 30 anos costumam explorar apenas 2%. Essa diminuição expressiva está relacionada às experiências sociais da pessoa ao longo da vida e o trabalho tem grande peso nessa queda. As pessoas se restringem com medo do bloqueio emocional, medo de se exporem e de serem ridicularizadas.
 
Para ser criativo é necessá­rio permitir que a mente navegue livremente, sem receio de que isso possa contrariar aquele conheci­mento formal que temos e de pare­cermos errados. Separamos 7 dicas para você estimular o processo criativo.
 
1. Quebre regras: É importante quebrar algu­mas regras e tentar fazer coisas que nunca foram tentadas. Ao ter uma ideia, pesquise e veja se alguém já fez aquilo da maneira como pensou.
 
2. Não tenha medo de errar: Assuma riscos, não tente ser perfeito o tempo todo. Criatividade serve para explorar o desconhecido e, para isso, precisamos ter em mente que frequentemente vamos errar. Troque a palavra errar por testar.
 
3. Fuja do computador: Tente passar algum momento longe do computa­dor (esqueça também o celular). Envolva-se com atividades como ler um livro, ouvir música, desenhar ou passear por um lugar onde nunca tenha ido.
 
4. Busque várias alternativas: Não existe resposta certa ou errada, o que existe são possibilidades diferentes. É necessário gerar muitas possibilidades antes de achar algo que realmente faça sentido. Esgote todas as possibilidades de um mesmo assunto e não pare na primeira ideia.
 
5. Agir é importante: Aja, pratique a ação. Uma ideia já é um projeto de ação. Experimente em pequena e grande escala, mesmo na fase de planejamento, transforme em uma ação.
 
6. Tenha um caderno em mãos: Leve um caderno com você a todos os lugares, caso tenha uma ideia anote e tente desenvolvê-la. Também escreva todas as coisas boas e ruins que aconteceram no dia e tente melhorar no dia seguinte.
 
7. Descanse: Relaxe. Férias são fun­damentais para que você repense o significado de sua vida e de sonhos pessoais.