Notícia

Conheça as novidades

09 de fev

Alienígenas invadiram a Terra!



 
 
E se dissermos que há 80 anos a Terra foi invadida por marcianos?
 
Era uma noite tranquila de outubro para os moradores dos Estados Unidos, até que a rede de rádio norte americana CBS interrompeu sua programação normal para informar à população sobre a queda de um meteoro e da chegada dos marcianos à Terra, o que, é claro, causou um enorme pânico em grande parte dos milhões de ouvintes da rádio.
 
A transmissão, que teve entrevista com peritos e autoridades, reportagens nas ruas e tudo que um radiojornal pedia, na realidade não passava de uma adaptação do livro “A Guerra dos Mundos”, de H.G. Wells, narrado por Orson Welles e pela companhia teatral Mercury Theatre on the Air.
 
Mesmo tendo avisado no início da transmissão que tudo não se passava de uma peça, muitas pessoas “pegaram o bonde andando” e só começaram a ouvir depois, quando a narração falava que um meteoro, que na verdade era uma nave repleta de alienígenas altamente armados com o objetivo de acabar com a espécie humana, havia caído em uma fazenda de Nova Jersey.
 
De acordo com o New York Times, cerca de 900 pessoas ligaram para falar sobre o assunto. O Hospital de St. Michael, em Newark, teve que atender 15 pessoas por conta do choque. Uma mulher, inclusive, entrou apavorada na 47ª delegacia de polícia de Nova York de mala e cuia com duas crianças pequenas, desesperada e pronta para deixar a cidade.
 
Toda essa história, por mais irreal que possa parecer, realmente aconteceu, e serve para relembrar a muitos de nós que não vivemos naquela época o poder de influência exercido pelo rádio no passado e o quão importante e presente na vida das pessoas ele era.
 
Hoje, 13 de fevereiro, comemoramos o Dia Mundial do Rádio. Em 2018, fica difícil enaltecê-lo como o principal veículo de comunicação existente, mas ele não deixa de ser relevante e, ainda hoje, utilizado como fonte de informações por muitos que moram em áreas afastadas dos grandes centros.