Notícia

Conheça as novidades

19 de ago

Dia da Fotografia - Veja 10 imagens marcantes na história mundial.



Hoje é dia da fotografia e, para homenagear essa manifestação artística tão importante, separamos 10 fotos que ficaram marcadas na história.
 
10 – Mãe – Dorothea Lange (1936).
 

 
Um ícone da Grande De­pressão e uma das fotos mais famosas fotografias dos Estados Unidos. Florence Owens Thompson, 32 anos, desolada por não ter comida para alimentar os filhos.
 
9 – Execução na Guerrilha – Eddie Adams (1968).
 

 
Ganhadora do prêmio Pulitzer, a fotografia mostra Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia sul-vietnamita, disparando um tiro contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong.
 
8 – Che Guevara – Alberto Korda (1960).
 

 
Guevara participava de um memorial às vítimas de uma explosão de barco que matara 136 pessoas, quando foi fotografado por Alberto Korda, em 5 de março de 1960.
 
7 – Phan Thi Kim Phúc – Nick Ut (1972).
 

 
Ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1973 é a mais famosa fotografia de guerra de todos os tempos.
 
6. Massacre da Praça da Paz Celestial – Jeff Widener (1989).
 

 
Na revolta estudantil chinesa, um jovem, solitário e desarmado, invade a Praça da Paz Celestial e, anonimamente, faz parar uma fileira de tanques de guerra.
 
5. O menino e a morte – Kevin Carter (1993).
 

 
Um menino do sudão prestes a morrer de fome, é vigiado pelo abutre que aguarda o momento oportuno para dar o bote fatal. A foto ganhou o Prêmio Pulitzer em 1994 e o autor se suicidou no mesmo ano.
 
4. Monge protestando – Malcolm Browne (1963).
 

 
Durante uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã, contra a política religiosa do governo, o monge budista vietnamita Thich Quang Duc ateou fogo em seu próprio corpo.
 
3 – Einstein – Arthur Sasse (1951).
 

 
Diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, mostrou a língua para demonstrar seu descontentamento com o assédio.
 
2 – Os Beatles atravessando a Abbey Road – Iain Macmillan (1969).
 

 
Reza a lenda que o fotógrafo só teve dez minutos para clicar os músicos atravessando a faixa de pedestres da famosa rua Abbey Road, em Londres. Lennon teria dito: “Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”.
 
1 – O beijo da Times Square – Alfred Eisenstaedt (1945).
 

 
Durante o anúncio do fim da guerra contra o Japão, em 14 de agosto de 1945, o fotógrafo registrou um marinheiro beijando uma jovem mulher de vestido branco.
 
Vale lembrar que, neste ano, o Brasil conquistou, pela primeira vez, o Grand Prix de TV/Cinema na categoria Film no festival Cannes Lions, o mais prestigiado festival de publicidade do mundo, com o filme da marca Leica, que reúne as principais imagens da história mundial.