Notícia

Conheça as novidades

05 de out

Dicas para manter a concentração no trabalho


 
Se manter concentrado nos dias de hoje está mais difícil do que nunca. São inúmeras distrações a nossa volta, principalmente as virtuais, que acabamos gastando um tempo precioso enquanto deveríamos estar produzindo.
 
Vamos listar aqui algumas dicas que podem te ajudar a melhorar essa situação:
 
1- Desligue o wifi: a primeira dica é desligar o wifi para que nenhuma notificação de e-mails ou redes sociais interrompa a sua concentração. Se você trabalha com a internet, desligue pelo menos o wifi do celular, já sentirá uma mudança considerável.
 
2- Escute música: essa dica tem características diferentes dependendo da pessoa. Para algumas, a concentração melhora muito ao escutar músicas cantadas, porém para outras, esse artifício só funciona com músicas instrumentais, pois as letras podem distraí-las ainda mais. Teste as duas formas e veja qual a melhor pra você. Isso também funciona melhor com fones de ouvido, para que as conversas externas não tirem você do foco!
 
3- Faça pausas: Não adianta querer se desligar de tudo durante 8 horas, pois você também precisa relaxar um pouco para que continue sendo produtivo. Então, o ideal é que você estabeleça alguns momentos de pequenas pausas durante o dia, para fazer outra coisa, conversar com outras pessoas e até mesmo utilizar a internet. Isso pode ser utilizado como recompensa por um período determinado de concentração sem interrupções.
 
4- Planeje o seu dia: Antes de começar a desempenhar suas tarefas, planeje-as, estipulando um prazo limite para cada atividade. Assim, você vai se sentir desafiado a terminar o trabalho na deadline e ficará satisfeito ao riscar cada item concluído.
 
5- Faça o trabalho ”chato” primeiro: A maioria das pessoas costuma fazer primeiro os trabalhos que consideram ”legais”, deixando os ”chatos” para depois. Isso atrapalha muito na concentração, pois acabam procrastinando muito mais as tarefas. Se você começar pelo que não tem muita afinidade, vai ter que terminar rápido para chegar na próxima atividade.