Summer Comunicação | Falta de criatividade pode levar ao estresse | Summer Comunicação

Notícia

Conheça as novidades

28 de mar

Falta de criatividade pode levar ao estresse



 
Durante toda a sua história, o ser humano foi movido por estímulos de diversas naturezas. Muito antigamente, por exemplo, o estímulo mais importante para a sobrevivência humana era o medo, que nos mantinha alerta em relação aos outros animais predadores da época e prontos para correr a qualquer momento. Hoje em dia, não temos mais a preocupação de encontrar com crocodilos gigantes ou tigres ferozes nas ruas, mas a preocupação com contas, trabalho e compromissos em geral tornaram-se ameaças constantes.
 
Ao longo dos séculos, nosso cérebro evoluiu e o medo virou um gatilho para o nosso principal estímulo moderno: a criatividade. Diante das ameaças contemporâneas, por motivos diversos, nos vemos encurralados ou sem os recursos necessários para resolver todas as situações impostas pela vida, exigindo então um bucado de criatividade para deliberar sobre as situações da melhor forma possível. O grande problema é a forma com a qual nos cobramos para a resolução desses problemas, gerando uma alta considerável nos níveis de estresse.
 
O estresse é uma resposta do nosso corpo e da nossa mente à pressão e à sensação de incapacidade para resolver os problemas, trazendo tensão, cansaço e dificuldades para dormir, além dos sintomas físicos, que incluem dores de cabeça e estômago, sudorese e boca seca. É preciso ficar atento ao nível do estresse, pois a alta desses sintomas pode desencadear outras doenças.
 
A melhor forma de lidar com essa situação é parar por alguns instantes, procurar por soluções cabíveis e evitar que os problemas se acumulem, dando tempo para resolver uma situação por vez.