Notícia

Conheça as novidades

31 de mar

Nostalgia#1 - Redes sociais que ficaram para a história.

5 redes sociais que foram verdadeiros mitos.


Vamos lá galera, agora, toda semana, teremos aqui no blog da Summer o “momento nostalgia”. Curiosidades sobre tecnologia, internet e as redes sociais, publicidade, cinema e música, relembrando fatos que ficaram na história.
 
Para começar, ligue o modem da internet discada porque iremos falar sobre as redes sociais que marcaram. Mas leia rápido antes que sua mãe reclame que o telefone está mudo.
 
ICQ: Essa rede social foi pioneira em mensagens instantâneas na internet. Criada em Israel, em 1996, atraiu mais de 1 milhão de usuários em menos de 1 ano após o lançamento. O nome significa: “I seek you” (Eu procuro você) e ajudou a vida de muita gente que tinha vergonha de se relacionar. Quem não sente saudade do som “Oh-ow”, quando subia uma notificação?
 
MSN: Criado em 1999, o serviço chegou para desbancar o até então mestre ICQ, no começo era inofensivo, mas após a atualização de novas ferramentas, o MSN ultrapassou o rival em popularidade. Com os famosos emoticons, que muitas vezes irritavam mas eram legais, a rede social virou febre. Lembra das letras animadas em todas as frases que atrapalhavam na leitura e mesmo assim você mandava?
 
Fotolog: Criado em 2002, a rede social passou de uma comunidade com 200 amigos para 17 milhões de membros espalhados por 200 países. O Fotolog era uma verdadeira febre na época. Chamado de foto-blogging, ele foi o primeiro site a oferecer um espaço para que os internautas postassem fotos grandes com pequenos textos, com direito a comentários e até acompanhamento das fotos dos amigos.
 
Bate papo UOL: O berço dos “HueBr”, lá que nasceu a verdadeira “zuera”. A rede social permite de maneira direta os diálogos e relacionamentos on-line, sendo possível interagir e conhecer pessoas diferentes, por diversas salas e categorias. Por ser em anonimato, os usuários usavam ou usam para xavecar, conhecer pessoas novas com gosto parecido ou qualquer coisa que dê vontade. Quem nunca tentou uma paquera pelo bate papo?
 
Orkut: Ahhh o falecido. Todo internauta de uns anos atrás já teve uma conta no orkut, pelo menos quase todos. Só add com scrap, manda depo, mal conheço mas já considero pakas, eram algumas das linguagens usadas na rede. Criado em 2004, popularizou-se rapidamente e foi uma das melhores que já existiram na internet. Lá era possível ver quem te visitou, quem te achava sexy, legal, engraçado, quem tinha os mesmo gostos de acordo com as comunidades e diversas outras coisas que tornaram o falecido Orkut um mito.
 
Tem alguma rede social que marcou a sua vida e não falamos aqui? Então comente ai, conte a sua história.