Notícia

Conheça as novidades

25 de set

25 de Setembro - Dia do Rádio. Das válvulas ao digital: Por que ele ainda é importante?


 

 
Passados mais de cem anos de sua invenção e muita controvérsia a respeito de seu real inventor (por isso nem vamos entrar nesse mérito), o rádio pode ser considerado um meio de comunicação que está em constante renovação, conseguindo manter-se relevante em meio à era digital em que vivemos, mais do que sobrevivendo, o rádio está a cada dia mais integrado às novas mídias.
 
Se pararmos para lembrar, antigamente e esse antigamente não é nem tão distante assim, algo em torno de oito anos atrás, nossa relação com o rádio era totalmente diferente da que temos hoje, ligávamos pra rádio pra poder pedir a música que queríamos ouvir, em uma época em que ninguém imaginava a possibilidade que um dia teria um celular cheio de arquivos MP3, ouvíamos uma canção interessante e esperávamos até os comercias da rádio para descobrir de qual artista se tratava e se você gosta de música alternativa certamente tinha um programa preferido pelo qual esperava ansiosamente o início para descobrir bandas novas.
 
Hoje ferramentas online como aplicativos e sites diversos permitem que o ato de ouvir e descobrir música seja algo mais simplificado, o que poderia ter representado o fim das estações de rádio e seu conceito, mas o que o cenário atual mostra é justamente o contrário. O número de rádios online é cada vez maior o que viabiliza que surja consequentemente maior diversidade não somente de gêneros musicais presente nas rádios, assim como de interesses. Não só na internet, como também nos aparelhos é possível encontrar estações dedicadas a esportes, religião, que trazem atualizações sobre o transito na cidade, política (com apelo junto ao público enormemente melhor aplicado do que o defasado e obrigatório programa, A voz do Brasil), entre outras.
 
Já que hoje é o dia do rádio, nada melhor de que comemorar em grande estilo, coloque seu vinil, CD, ou conecte seu IPod e ouça suas músicas preferidas, seu humor agradecerá.